RJ sanciona lei que anistia militares por protesto feito pelas esposas No ano passado, mulheres de PMs cercaram batalhões "impedindo" a saída deles para s

Mulheres na porta do 6º BPM (Tijuca) (Foto: Fernanda Rouvenat/ G1) O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) sancionou, nesta quinta (23), a lei que concede anistia administrativa a policiais civis, PMs, bombeiros e inspetores de segurança em decorrência de protestos no início do ano passado — entre janeiro e fevereiro.
Neste período, mulheres de PMs cercaram as portas de batalhões"impedindo" que seus maridos saíssem. Por lei, eles não podem protestar e elas assumiram a linha de frente contra os salários atrasados e o pacote de austeridade apresentado pelo governador ainda em 2016, que propunha mudanças no regime previdenciário.
O projeto é assinado por quase todos os 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde foi aprovado em fevereiro deste ano.
"Encerrado pacificamente o movimento reivindicatório que ficou conhecido como 'movimento das mulheres de Policiais' (...) merece ser considerado o verdadeiro 'Estado de Necessidade' de que se revestiu o movimento", escrevem os autores do projeto de lei.
Logo no primeiro dia de protesto, 29 das 91 unidades foram cercadas por mulheres de PMs. A população chegou a temer que a segurança ficasse ameaçada, com menos policiais nas ruas.
"Nesse ambiente de medo, descrença e revolta, acirrado pelo anúncio (...) do 'pacote de maldades', surgiram diversos movimentos que, com maior ou menor força e agressividade, buscavam a defesa e preservação de direitos e refletiam o pavor das famílias de serem atiradas a uma condição insustentável de sobrevivência", escrevem os autores
Os autores pedem ainda que as transgressões disciplinares sejam vistas com "benevolência".
"Aplicação de punições a militares nesse momento seria tripudiar de seres humanos já vitimados pelo desrespeito do governo – desrespeito que, aliás, atinge do Praça mais moderno ao Coronel mais antigo das corporações"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VI SIMPÓSIO DE DIREITO ESPORTIVO OAB RJ

OAB Niterói homenageia advogados trabalhistas em solenidade a ser realizada dia 19 de junho

Prêmio Colunistas 2018. Entramos no Ano 51!