Intervenção federal e segurança pública: Um trabalho conjunto
A segurança pública é uma preocupação de todos e um dever do Estado. Não por acaso ocorreu a recente intervenção federal no Rio de Janeiro. Já tivemos a oportunidade de tratar do assunto em outras Notas Técnicas, mas desta vez cumpre-nos tratar do tema sob uma ótica diferente.
Nesta última quarta-feira (28/03/2018), o General Braga Netto, Interventor Federal na Segurança Pública e Comandante Militar do Leste, esteve na Associação Comercial do Rio Janeiro para debater ideias e expor sobre o andamento da intervenção federal.
Esse assunto afeta diretamente o empresário fluminense. É sabido que o Rio de Janeiro tem um elevado número de roubo de cargas e de lojas de rua. Ademais, a sensação de insegurança da população inibe que as pessoas saiam de suas casas e, consequentemente, as vendas no comércio caem. Por isso, o sucesso da intervenção federal pode contribuir diretamente para a retomada do desenvolvimento econômico do Estado.
O principal passo da intervenção federal ocorreu nesta segunda-feira (26/03/2018), quando a Polícia do Exército começou a patrulhar áreas estratégica da cidade. O Conselho Empresarial de Segurança da ACRJ, por meio do seu Presidente Luciano Saldanha Coelho, tratou desta questão com brilhantismo em outra Nota Técnica.
Ocorre que para que a intervenção federal tenha êxito é preciso mais. Um dos pontos que foi destacado na reunião da ACRJ com o General Braga Netto foi a necessidade de um trabalho conjunto das forças de segurança com diversos setores da sociedade, tanto no espectro público quanto no privado.
Dentre algumas medidas, destaca-se a necessidade de alteração da legislação, em cooperação com o Poder Legislativo. Além disso, o Poder Judiciário tem papel importantíssimo para o resultado positivo do projeto, fazendo valer seu dever de intérprete e aplicador da lei.
Vale ressaltar também que a população e os empresários não devem ficar de fora do debate. Suas demandas também merecem ser ouvidas, pois são os que mais sofrem com o problema da segurança pública. A ACRJ vem honrando sua história e seu compromisso com o Rio de Janeiro e está participando ativamente dos trabalhos da equipe do Comando Militar do Leste.
Comentários
Postar um comentário